topo
linha2

Fotogaleria

 
» Home » Crónicas e Artigos » Rui Pedro Ávila »5ª.s feiras carnavalescas

 

5ª.s feiras carnavalescas

 

Hoje é 5ª feira de Amigos… A primeira das celebérrimas 5ª.s feiras carnavalescas nas nossas ilhas. Pesquisando na Internet o que se nos ofereceria sobre estas datas que pretendem ser uma verdadeira homenagem à genuína fraternidade e amizade, as 5ª.as feiras carnavalescas, fiquei deveras estupefacto com a minguada informação disponível, sobre estes popularíssimos eventos que ocorrem em todas as nossas ilhas dos Açores, nas 4 semanas que antecedem o Carnaval.

Assalto Rib Meio - 2006 III

No entanto num blogue de Castanheira de Pêra – http://carlosscoelho.blogspot.com – deparámo-nos com esta nota: “A «quadra» do Carnaval é, com propriedade, constituída por «quatro» semanas. Com efeito, é nas quatro semanas, imediatamente anteriores ao dia de Carnaval que, sucessivamente, se vão comemorando a 5ª Feira de Amigos, a 5ª Feira de Amigas, a 5ª Feira de Compadres e a 5ª Feira de Comadres. É com a 5ª Feira de Amigos que «oficialmente» se abre a quadra carnavalesca. Estas tradições, hoje algo perdidas no Continente português, mantêm-se bem vivas em toda Região Autónoma dos Açores. Os que lá estão ou lá estiveram – e já são muitos! – bem conhecem as vivências destes eventos. Que perduram na memória! Um ano destes teremos de recuperar aqui em Castanheira de Pêra (escreve o administrador do blogue) a vivência do português «Dia de Amigos». Os grupos de amigos que se vierem a formar podem até nem ser grandes. Mas a amizade será certamente sã! A essência destes encontros é a Amizade. Este amigo vem com um amigo, aquele amigo traz outro amigo, que por vez vem acompanhado doutro amigo e por aí adiante, assim se constituindo uma vasta rede de antigas e novas amizades. Sendo que no dia de Amigos e de Compadres só entram Homens e no dia de Amigas e de Comadres só participam Mulheres.” (fim de citação).

Bailes Antigos

Mas também vi outra referência às 5ªs feiras de Carnaval, no blogue de Gabriela Silva, das Flores, em Janeiro de 2009 – http://comunidade.sol.pt/blogs/luana e quase mais nada…
Com estas curiosidades despretensiosas, apenas tento centrar o meu raciocínio nesta certeza quase inquestionável: é nos Açores que ainda se festejam as 5ª.s feiras carnavalescas e continuarão a festejar-se.

Na minha infância e juventude, estas 5ªas feiras eram festejadas nas casas particulares com salões apropriados (como a Casa das Senhoras Castro) – eram os célebres Assaltos das Lajes – ou mais tarde nas sedes sociais: da Filarmónica Liberdade Lajense e no Grémio, alternadamente. Eram então famosos os conjuntos musicais: “Os Flechas”, na Filarmónica Liberdade Lajense, orientado pelo Sr. Manuel Xavier, “Os Leões” no Grémio, orientado pelo Sr. Francisco Moniz e patrocinado pelo saudoso amigo João Castro; o “Bando da Lua” na Madalena, do Sr. Anselmo Oliveira e o “Vai ou Racha” ou “Os Astronautas”, no Cais do Pico.

Grupo de Fantasias de Carnaval da Vila de São Roque do Pico
década de oitenta/noventa

Depois os Assaltos das 5ª.s feiras, como que descambaram, passe o plebeísmo, nos últimos anos da década de sessenta, para os sábados anteriores ao fim de semana de Carnaval e já com particularidades nada consentâneas com a espontaneidade dos genuínos assaltos nos tais salões das casas solarengas, em que quase todos tinham entrada, com a companhia imprescindível dos respectivos “comes e bebes”.

Hoje é diferente. Os “Assaltos” nas sociedades recreativas lajenses já não encontram público compatível, como ainda se tentou na Sociedade Cultural e Recreativa da Ribeira do Meio há alguns anos, salvo erro, na presidência do amigo Manuel Gusmecindo Medina, mas as 5ª.s feiras sim, ganharam assinalável dimensão; saíram desses salões particulares e invadiram profusamente os restaurantes ou adegas apropriadas.

Seja como for, em todos esses ambientes, afora alguns naturais exageros, que mais não são do que a confirmação de que a regra comum é a alegria, e a amizade é a marca soberana e nada mais é necessário como ingredientes para um serão bem passado…

Fantasias 2.a feira - Ribeira do Meio

Quanto aos dias de Carnaval, os bailes ainda resistem às discotecas. São mesmo particularmente animados os bailes desde o sábado à 3ª feira, em diversos Salões Recreativos: Ribeira do Meio (com particular realce para a exibição do grupo de fantasias na 2ª feira), Santa Cruz e Creação Velha, mantêm a primazia, mas ainda podemos referir, em complemento, os outros bailes da Filarmónica de São Roque, Prainha, Santa Barbara, Madalena, Sete Cidades, Piedade, Calheta ou São Mateus. Dá para todos os gostos. Feliz e Alegre Carnaval para todos.

 

Queremos ouvir a sua opinião, sugestões ou dúvidas:

info@adiaspora.com

 

  Voltar para Crónicas e Artigos

bottom
Copyright - Adiaspora.com - 2007